sexta-feira, 28 de março de 2008

Da série: Recordar é viver

Eu vi


Eu vi um Galo Centenário, cujo canto ecoou nos 4 cantos do mundo.
Eu vi um Galo na TV exaltado pela sua tradição e pela sua raça.
Vi um Galo na rua com uma torcida magnânima que carrega o Clube nos braços, no coração e não perde a esperança.
Vi, ainda, um Galo do povo e de poucos.
Eu vi um Galo no estádio com espírito aguerrido, cujo adversários enaltecem, respeitam e parabenizam a marca centenária. Elogiado por atuais, rivais e ex-jogadores.
Eu vi uma imprensa Rio/SP dedicar minutos preciosos em homenagem a esse Clube mineiro.
Eu vi um Galo na capital mineira pintando de branco e preto toda ela.
Eu vi um Galo sonhador voando alto no céu belorizontino.
Eu rememorei o Galo de 1908, idealizado por 22 meninos que matavam aula numa tarde de outono.
Eu vi um Galo do mundo, reconhecido por sua grandeza, como a muito não via.
Eu vi um Galo realmente forte e vingador capaz de mobilizar multidões para vê-lo passar.
Eu vi um Galo com a cara e com o jeito que essa Massa merece: no topo!
Assim, eu sonhei com um Galo Campeão do Mundo!

Por Priscila Oliveira
27 de março de 2008.

quinta-feira, 27 de março de 2008

VÍDEO DA FESTA DO CENTENÁRIO - JORNAL NACIONAL

FRASE DO DIA

"Quem ficar parado vai tomar um dá-lhe Galo"

Torcedor anônimo ao lado do Nerso, no jogo do Galo contra o Peñarol.

quarta-feira, 26 de março de 2008

FRASE DO DIA

Vou me intrometer na área do Vinny, mas essa não pode passar batido:

"Se todos os meninos que matassem aula se juntassem em uma só paixão, como foi há 100 anos, o mundo seria muito melhor"

terça-feira, 25 de março de 2008

PARABENS DO TIME DO CORINTHIANS

Photobucket

www.corinthians.com.br

PARABENS DO TIME DO GRÊMIO

Photobucket

www.gremio.net

CONMEBOL: TIME MAIS POPULAR DE MINAS GERAIS

Photobucket

UMA CARTA DO FUTURO

Tenho hoje 22 anos. Convivi muito pouco tempo com meu avô. Quando nasci, ele já era velhinho. Mas ainda conviveu comigo até o início da minha adolescência. Mas me lembro que gostava muito de ouvir as histórias dele sobre o Galo. Me lembro da primeira camisa preto e branca que eu ganhei...foi ele quem me deu. Me lembro da minha primeira vez na Arena do Galo, e também no Mineirão...foi ele quem me levou.

Hoje é um dia que me lembro com saudades do senhor. Porque hoje é um dia que marca mais um aniversário do meu Clube Atlético Mineiro. São 160 anos de história...e ah vovô, como eu queria que o senhor estivesse aqui. Para o senhor ver, no que o nosso tão amado Galo se transformou!! Me lembro das histórias que o senhor me contava sobre a sua época, e ficava me perguntando: "será que ele está falando do mesmo time, do mesmo clube que eu torço hoje? Que eu me acostumei a ver vencer?"

Sabe vovô, hoje quando o Galo completa 160 anos, muitas pessoas, muitos noticiários tendem a relembrar o ano do Centenário. E pelo que o senhor me contava, o Galo daquela época, do ano do Centenário, estava ainda atravessando uma de suas piores fases desde a fundação. Mas hoje eu vejo vídeos, escuto histórias, e me pergunto: será que foi assim mesmo? É porque eu ainda me recuso a acreditar que o time que eu torço hoje, o meu Clube Atlético Mineiro, passou uma fase tão horrível como nos anos que antecederam o Centenário. Mas, o que mais me surpreende, é que mesmo com essa fase, eu vejo várias pessoas nas ruas naquela época, fazendo uma festa incrível, como nós fizemos no nosso quarto mundial.

Hoje nós somos privilegiados Vovô. O senhor ainda tinha que estar aqui pra ver. Torcemos para um clube super campeão. A minha geração se acostumou a vencer, se acostumou a ver o Galo campeão. E pelo jeito este ano, o Brasileiro é nosso de novo. Tá bom que o Botafogo começou o ano muito bem, e o Santos ainda vem invicto, mas eu confio plenamente na gente. Isso se o Elias Santana deixar de ser teimoso e mexer mais no time...mas eu não vim aqui discutir tática, nem sobre o time atual. Até porque o senhor não os conhece. Apenas hoje me lembrei do senhor de forma especial. Andei contando aos amigos de faculdade sobre as suas histórias.

O senhor me falava de um tal de Marques. Um atacante meio franzino, mas que chegou e assumiu a camisa 9 do Atlético, e mesmo sem ser aquele matador nato, era de uma habilidade incrível, talvez o maior ídolo da sua geração. Me falava de um tal de Ziza...um presidente que falava demais. Chegou a prometer reforços inimagináveis naquela época, talvez ele fosse até mais passional do que a gente é hoje. Me falava de um mais antigo ainda, um tal de Guilherme...um campeão do mundo pela Seleção, Gilberto Silva. Como não lembrar do Diego, o goleiro da Seleção no Hexa em 2014...Tinha também um menino que depois virou craque, chamava Renan. Me lembro também de ouvir falar num Danilinho. Esse eu gostaria de ter visto jogar! Aliás, o Diego foi homenageado tempos atrás pelo Galo. Ele está hoje com 84 anos, mas diz lembrar de muita coisa que viveu com a camisa do Glorioso. É bacana o que estão fazendo agora de homenagear os antigos ídolos. Estes mesmos que o senhor viu jogar, e que sofreu junto com eles. Estamos conhecendo nosso passado, e temos muito orgulho dele.

Mas creio que ninguém merece maior homenagem Vovô, do que os torcedores da sua geração. Vocês passaram com o Galo a pior fase da história, segundo o senhor mesmo, e suportaram. Foram vocês, que mantiveram vivo, esse amor que hoje nós cantamos ao mundo, o orgulho de ser Alvinegro Mineiro tantas vezes campeão brasileiro, e do mundo. E eu sei, que o senhor sabia que isso iria acontecer. Esse futuro tão glorioso que hoje é presente. Eu sei porque eu via quando o senhor me contava que naquela época, mesmo com o time devendo dentro de campo, fora dele o Atlético estava começando a construir um estrutura invejável. Ela era só o embrião, de tudo o que estamos vivendo hoje. Seguindo a risca o ditado de que "quem planta, colhe".

É por isso que hoje, dia 25 de março de 2068, eu me lembro com saudades do senhor! E lhe agradeço. A você e a todos os torcedores da sua geração. os torcedores que viveram o Centenário. Os torcedores que ficaram 6 anos sem títulos. Os torcedores que vivenciaram a Série B...o senhor sabe que eu nunca acreditei muito nessa parte da história mas como foi você que contou, eu acredito. Obrigado a vocês. Porque se vocês tivessem desistido, hoje eu não estaria aqui, torcendo pelo clube e pela torcida mais linda do mundo. Talvez ela nem existisse mais...foram vocês, que mantiveram o Atlético vivo!!! Foram vocês que o transformaram no que ele é hoje!!

Passar essa paixão pros meus netos, será muito mais fácil do que foi para o senhor, Vovô. Talvez eu até viva o segundo centenário. Assim espero. E com toda a certeza, eles ainda ouvirão falar muito do senhor. E dos atleticanos da sua geração...isso não pode ser esquecido.

Parabéns meu Galo!! Parabéns, atleticanos de todas as idades. Parabéns pelos 160 anos de Glórias!!!

* Alexandre Silva é atleticano e repórter da Rádio Divinópolis AM - MG

FRASE DO DIA

"Falam muito das torcidas de Flamengo e Corinthians, mas encho a boca para dizer que a do Galo é a melhor do mundo"

Cláudio Caçapa mostra a saudade da vibração dos atleticanos

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/0,,MUL358551-4274,00-ACHEI+CACAPA+UM+TAMPINHA+NA+INGLATERRA.html

VÍDEO DO GALO CENTENÁRIO - YOUTUBE 3

VÍDEO DO GALO CENTENÁRIO - YOUTUBE 2

VÍDEO DO GALO CENTENÁRIO - YOUTUBE 1

VÍDEO DO GALO CENTENÁRIO - JORNAL DA GLOBO

Primeira postagem do Blog com 100 anos:


Eu não gosto de futebol, eu amo o GALO!


Parabéns a todos nós atleticanos! Viva os 100 anos, viva o Clube Atlético Mineiro!

segunda-feira, 24 de março de 2008








Clube Atlético Mineiro

"Tu és
O clube da massa
Começaste numa praça
E alcançaste o céu
Pelo gari, tenor, bacharel
Padre, mestre e prefeito
O time que fora eleito
Tu és

Tu és
A seleção do povo
Centenário e ainda novo
Cativas a cada segundo
Uma nova criança no mundo
Desde o Parque Municipal
Paixão como nunca se viu igual
Tu és

Tu és
Nas cores que abraças
União de raças
Desta terra de Minas
A todos fascinas
Em cada canto do Brasil
Feito de um amor febril
Tu és

Tu és
A voz que explode da garganta
De uma cidade que canta
A honra de ver-te crescer
E parada observa-te ser
O orgulho maior do mineiro
Valor de um país inteiro
Tu és

Tu és
Motivo de um sentimento
Intenso, extremo e violento
Que arrebata o coração
De toda uma nação,
Atlético, és emoção forte
Maior que a vida e que a morte
Tu és"


(Rafael Castelo Branco)

Atlético Secular



por Priscila Oliveira

Há 100 anos, um grupo de jovens se reunia, onde hoje se encontra o Parque Municipal para fundar um clube de futebol. Com apenas uma bola, repletos de ideais e muita determinação enfrentaram as dificuldades da época para atingir objetivos.
A luta, desde sempre impregnada na alma atleticana, e a raça fizeram do projeto daqueles meninos uma realidade. Assim, conseguiram campo para treinar, uniforme, adeptos, estádio e movimentaram a vida esportiva da capital mineira também criança.
O Clube ainda carrega consigo uma característica louvável. Em uma época de expansão de agremiações futebolísticas, onde o esporte mais popular do mundo era visto como esporte de elite, o Atlético, desprovido de preconceitos, mudou essa tendência e abraçou a massa. Desde o nascedouro, não houve discriminação, seja de classe social, raça ou crença. Batava a identificação com o esporte e com o Clube Atlético Mineiro.
Clube do povo, da massa, também tem vocação para primogênito. Primeiro campeão mineiro, primeiro em Minas a ter um estádio, a levar a torcida feminina para as arquibancadas, a ter torcida organizada, primeiro time no Brasil a excursionar pela Europa, e, mais tarde, o primeiro Campeão Brasileiro e da Taça Conmebol, dentre outros pioneirismos. A última inovação foi imortalizar a camisa 12 em homenagem a torcida. Um presente a essa paixão indescritível e secular.
História permeada de glórias, alegrias, de superação, de amor à camisa e também de traições, de dificuldades e dos maiores equívocos de arbitragem que se têm notícia. História que também teve seus contratempos, seus tropeços. O maior deles, a queda para o sub-futebol brasileiro, no dia 27 de novembro de 2005. Não vamos tapar os olhos. Insisto é preciso reconhecer para melhorar. Descenso resultado de alguns anos de má administração, contratos mal feitos e capítulos mal explicados. O que ficou conhecido como a possível “crise do centenário” que levou, nos últimos anos, à queda de equipes igualmente tradicionais e centenárias como Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Fluminense. Desses, somente o tricolor das laranjeiras não teve a dignidade para voltar à elite dentro das quatro linhas. Ah, Fluminense!
O que importa é que voltamos rápido ao nosso lugar e afastamos para bem longe a possibilidade de comemorar o centenário fora de casa.
Passaram-se 100 anos do pontapé inicial daqueles meninos. O espírito aguerrido de luta e de raça ainda são os que sobressaem aos demais, não só de uma maneira positiva, infelizmente.
Hoje a luta é para não deixar as dívidas e os resquícios de administrações anteriores empanarem o brilho da data histórica e de toda uma vida. E, é na raça, que a atual diretoria continua a escrever a história do Clube no futebol contemporâneo. Transcrevendo Shakespear, “... há quedas que provocam ascensões maiores”.
Há um tempo, escrevi um texto onde expressava a vontade de ter de volta os craques do passado como Mário de Castro, Said, Cafunga, Ubaldo, Lauro, Lucas Miranda, dentre outros. Ao rever meu conceito, o que se almeja realmente é o Galo do futuro com os craques do futuro. Claro! Com um pouquinho da genialidade de cada um que escreveu o nome nessa história centenária.
As comemorações são bem-vindas e merecidas, tamanha a importância da data. Afinal, chegar aos 100 anos é algo a ser festejado com todas as “pompas e circunstancias” que exige a ocasião.
Porém mais que carnaval, é preciso planejamento, parcerias transparentes, investimentos na base e contextualidade com o futebol moderno. Chega de promessa. O que se deseja é preparação, visão e muita transpiração para que os próximos 100 anos sejam prósperos. Acredito no trabalho sério!
Por hora, desejo um feliz centenário ao Atlético, ao “Galo mais lindo do mundo”, como diria Milton Neves. O presente para o Clube? É a Massa! Seu maior patrimônio. Essa alucinada, rouca, incansável! O presente para nós? O trabalho. Parabéns Galo!


CLUBE CONVOCA A MASSA PARA A FESTA DO CENTENÁRIO !

Ídolo Marques espera ver Mineirão lotado na quarta-feira, no amistoso contra a tradicional equipe uruguaia do Peñarol.

Da Assessoria de Imprensa

O Clube Atlético Mineiro convoca a Massa para participar das festividades do Centenário, a começar pelo amistoso contra o Peñarol, na noite desta quarta-feira (26), às 21h45, no Mineirão. Antes da partida, a festa no estádio será animada pela Banda Jammil e Uma Noites. Nesta terça-feira (25), aniversário de 100 anos do Atlético, o Clube pede que todos os torcedores saiam às ruas de preto e branco e pendurem bandeiras na janela.

Para o atacante Marques, a Massa Alvinegra tem todos os motivos para comparecer ao amistoso contra a tradicional equipe do Peñarol.

”Esse é um momento único da história do Clube. Quem gosta do Atlético tem que curtir esse momento festivo porque o Atlético chegou nessa marca que poucos clubes chegaram, que é o centenário. Então, que o torcedor compareça e faça a festa que tem que fazer, mesmo porque a festa não é só desse time que hoje veste a camisa do Atlético, é, também, da história toda do clube, de outros jogadores, ídolos. Então, a festa é do escudo do Clube Atlético Mineiro e quem gosta do Galo, a gente pede que venha ao Mineirão e curta esse momento mágico porque ele é único”, diz Marques.

O presidente Ziza Valadares também conclama os atleticanos a participarem da festa do Centenário. ”Me honra muito ser o presidente neste momento importante da história do Clube, mas o Centenário não é do atual presidente, é do Atlético, de um passado glorioso, Campeão do Brasil, Campeão dos Campeões, Campeão do Gelo, jogadores de tradição, importantes no cenário esportivo mundial. Esta é uma festa de todo atleticano, mesmo aquele que momentaneamente ou permanentemente discorda da presidência do Atlético. É uma festa de 100 anos que temos que comemorar com alegria”, declara o presidente.

”Na quarta-feira teremos um show do Jammil e depois vamos jogar contra o Peñarol, vamos homenagear ex-atletas, jogadores que estão ainda conosco. É uma festa importantíssima e conclamo os atleticanos a participarem", completa Ziza.

BASE: GALINHO NA FINAL DO TORNEIO DE SAINT JOSEPH

Da Assessoria de Imprensa

O time Júnior do Atlético avançou para a decisão do Torneio de Saint Joseph, na França, ao vencer o Saint-Etienne (França) por 4 a 2, nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal. O adversário da decisão será o vencedor do confronto entre AZ Alkmaar (Holanda) e Troyes (França). A decisão será disputada também nesta segunda-feira (24), no período da tarde.

Na fase de classificação, o Galinho derrotou o Troyes por 3 a 1, o Krylia Sovetov (Rússia), atual campeão do torneio, por 2 a 0, e Seleção de Saint Joseph (França) também por 2 a 0, terminando em primeiro lugar no Grupo A.

domingo, 23 de março de 2008

Filosofia de vida

GRAÇAS A DEUS EU SOU GALO,
E ELE ESTÁ NO CORAÇÃO.

ELE GANHANDO, ELE PERDENDO,

SOU ALVINEGRO DE CORAÇÃO.