terça-feira, 17 de junho de 2008







Primeiro coletivo

O Galo fez seu primeiro coletivo em Águas de Lindóia. Mas não teve qualquer surpresa. O time jogou com três zagueiros, esquema que valoriza as subidas do Coelho, um meia e dois volantes no meio e dois atacantes, um de velocidade e outro de finalização. O time foi escalado assim: Juninho; Nem, Leandro Almeida, Vinícius; Coelho, Serginho, Pet, Márcio Araujo, Renan; Danilinho e Eduardo.

Como os jogadores contratados acabaram de chegar, é natural que entrem aos poucos. Ainda mais sem e tratando de um primeiro coletivo. Eu gostaria de ver o Amaral pela esquerda e o Renan no meio, no lugar do Márcio. Pelo menos num primeiro momento. Mas há que se esperar um pouco. Algumas peças acabarão só estreando mesmo contra o Figueirense. Depois dessas contratações, sejam boas ou apenas as de sempre, fica faltando apenas o centro-avante. Ainda não entendo a birra que os dirigentes têm com o Jefferson (goleiro). Poderia estar nesse grupo fácil, ainda mais depois das falhas do Juninho. Mas aí é outra história...

Seleção

A passagem da seleção pela cidade do Galo tem valido como marketing e pra aperfeiçoamento da estrutura do CT. Isso agrega muito mais do que alguns pensam. O fortalecimento da marca do Atlético no Brasil e no mundo deve ser sempre um objetivo de qualquer diretoria que se preza. Então, se essa diretoria tem pisado na bola constantemente e feito inúmeras burradas ao longo deste ano, esta ação não pode ser esquecida como um dos pontos positivos, apesar de tudo. Assim como as placas nas chegadas a BH, a virada, o uniforme do centenário (apesar da data), a Mega-Loja. Há muitos pontos negativos, o suficiente pra qualquer atleticano torcer pra que essa administração acabe o mais rápido possível. Mas não devemos fechar os olhos diante das coisas boas que se fez.

Aliás, essa passagem foi tão boa que até no amistoso entre os reservas da seleção e o time sub-20 do Galo, a vitória foi do Galo por 1x0. Gol de Leandro Falcão. Deixando ainda melhor a impressão aos jornalistas que acompanham o clube sobre o trabalho nas divisões de base. É o fortalecimento da marca. Mas é preciso esperar alguns anos até que esse trabalho comece a dar frutos. E que esse trabalho seja feito de forma adequada pelos homens que trabalham no Galo, pois se a estrutura é boa, a parte humana também precisa ser senão de nada adianta.

Próximo jogo

O Galo enfrentará no domingo, às 18:10 no Arruda (Recife), o Náutico. O clube pernambucano não poderá atuar em seu estádio por causa dos problemas ocorridos contra o Botafogo e terá que jogar na casa do rival Santa Cruz. Dizem que o gramado do Arruda é o pior dos 3 em Recife. Se for verdade, é sofrível. Afinal, os gramados não são o ponto forte da Ilha ou do Aflitos.

Se quiser brigar por algo mais do que ficar na zona morta ou – no máximo – uma vaga na CSA, o Atlético deve tentar pontuar em Recife. É importante que o time jogue com seriedade e busque o resultado. Sem ficar atrás, porque esse time já provou não saber fazer uma marcação adequada. Esperamos que esta inter-temporada já comece a dar algum resultado neste jogo. Que o time jogue honrando a grandeza do Clube Atlético Mineiro. O resultado virá em seguida. Mesmo que perca, o que não desejamos, que jogue bem. Pra que possamos ter esperança deste time alcançar alguma coisa ainda neste ano, após a desastrosa passagem do furacão Geninho.

O principal, neste momento, é o Atlético e sua torcida voltarem a respeitar o próprio clube. Os dirigentes tratarem a torcida e o clube com respeito, o time tratar o clube e a torcida com respeito, a torcida tratar o clube com respeito. Respeitando sempre os adversários, mas ainda mais respeitando a própria história e grandeza do Clube Atlético Mineiro. É como disse Confúncio, sábio chinês: “Respeita-te, e outros te respeitarão”.