sábado, 31 de maio de 2008

Notícias - Galo x Lusa

Relação de convocados apresenta novidades



Da Assessoria de Imprensa

A relação de atletas convocados para o jogo contra a Portuguesa, domingo (1), no Mineirão, apresenta várias novidades. O técnico Gallo levará 20 jogadores para a partida, entre eles o zagueiro Werley e o volante Denílson, recém-promividos da equipe Júnior, e os meias Gedeon e Maurinho. O capitão Marcos, que fará trabalho para apurar a forma física, não foi relacionado.

A preparação atleticana foi encerrada na manhã deste sábado (31), com treinamento na Cidade do Galo. Válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, a partida contra a Lusa será realizada às 18h10.

Confira a lista completa:

Goleiros:
Juninho e Édson
Laterais: Calisto, Coelho e Thiago Feltri
Zagueiros: Leandro Almeida, Vinícius, Welton e Werley
Volantes: Denílson, Rafael Miranda e Renan
Meias: Gedeon, Maurinho, Petkovic, Renan Oliveira e Yuri
Atacantes: Castillo, Marinho e Marques


Fonte: www.atletico.com.br




Comentário do Blog: Seria mesmo o fim do reinado do zagueiro Marcos ou apenas um afastamento temporário devido as más condições físicas do atleta? Veremos... Boa sorte a todos os relacionados!

terça-feira, 27 de maio de 2008






Galo x Genérico


Fui a Arena neste final de semana. Entrei no meio-estádio com o povo pouco antes da partida se iniciar. Como sou meio paranóico, queria estar lá pelo menos uma meia-hora antes. Mas esteve bem. Não chegamos atrasados e no final não tivemos problemas pra entrar. Busquei minha posição no estádio de forma a não ficar muito atrás dos postes que não deixam ver o jogo. Mesmo assim, acabei perdendo o lance da infantil expulsão do Eduardo. Maldito refletor. Quando terminarem o estádio com o dinheiro que não têm, aí eu deixo eles falarem bastante sobre essa obra moderna e bonita. Por enquanto é só um estádio que falta acabamento em alguns setores e que tem esse enorme defeito de tirar a visão do público. Mas a imprensa adora falar bem. Politicagem e cafezinho fazem sua parte.

Bem, voltando ao jogo. Que o Galo tinha um problema crônico no que tange a condição física dos atletas eu já sabia. Chegam atrasados nos lances (como no lance do gol), acabam cercando demais e roubando menos bolas do que poderiam, errando passes e finalizações (ou perdendo bolas) quando correm demais... Falta fôlego. Parabéns a diretoria que contratou uma comissão técnica que propiciou essa qualidade toda no ano do centenário. Agora, o que eu ainda não tinha visto de tão perto, de forma tão evidente, é a saída de bola do time. Horrível!

O Galo precisa urgentemente arrumar a saída de bola. A reposição do Juninho é tenebrosa. O goleiro enfia um chutão pra frente, quase como se chutasse de olhos fechados. A bola sobe (na maioria das vezes. Em algumas ocasiões ele “espirra o taco” e a bola cai no pé do adversário ainda no campo de defesa alvinegro e causa um “Deus nos acuda”) e os altos jogadores do Galo no setor ofensivo como Pet, Danilinho, Almir, Marques vão disputar essa bola com os zagueiros do time adversário. Maravilha! No caso específico da partida na Arena, Juninho chutava pra frente e a bola voltava logo em seguida. Era como se chutasse a bola numa parede. Algo completamente ineficaz. Dava vontade de entrar em campo e gritar com ele pra que parasse de fazer isso, pois o adversário ficava com a bola em todos os lances. Talvez devesse ter feito isso mesmo. Enfim, segue o problema.

Os laterais, quando recebem a bola, ficam isolados. Nem meia, nem volante, nem atacante encosta pra receber. O Coelho até tenta uns dribles, mas vai passar o time inteiro? O Calisto (que jogou bem) então, antes do Marques entrar, nem apareceu no campo ofensivo. Quando o Marques entrou, o time caiu todo pro lado esquerdo e faltava alguém perceber que, muitas vezes, o Coelho tinha um corredor livre pela direita. O time passa de forma lenta. Não tem visão de jogo. E passa mal.

Os volantes, quando recebem a bola, avançam com ela sem ter pra quem tocar. Acabam perdendo a bola logo na frente. Especialidade do Márcio Araújo nesta função. O time não se desmarca, os jogadores ficam parados, quem está com a bola acaba por não saber o que fazer com ela. Enfim, o time está visivelmente mal treinado. Primeiro jogo do Gallo, a culpa não é dele (coitado!) e ele terá MUITO trabalho pra arrumar o time.

O gol do Eduardo, pra mim, prova que ele merece permanecer no time. Não que seja craque. Sequer um bom jogador, por ora. Mas, pelo menos, sabe se posicionar na área, tem algum porte físico e faz gols. Além de ser prata da casa, o que significa que pode render algum dinheiro pro clube. Mas precisa de muita tranqüilidade e de menos afobação pra ser um centro-avante digno de vestir a camisa do Atlético.

Por fim, ainda não descobri a função do Almir em campo. Ele prende demais a bola, não arruma nada e ainda perde a bola em quase toda jogada. Por sorte, arrumou a falta do gol. Mas não tem a menor condição de jogar no Galo. Pelo menos por enquanto. Veremos se o Gallo descobre uma função pra ele.

O empate foi um resultado bom, levando-se em consideração que se jogava fora de casa, na estréia do novo treinador (depois do desastre da passagem do furacão Geninho) e da expulsão do Eduardo. Porém, o Galo esteve na frente no placar, teve chances de ampliar e o time da casa era terrível. Então, foi bom, mas nem tão bom assim. Apenas dentro das circunstâncias, mesmo. Agora é o time treinar (e muito!!!) pro jogo contra a Lusa. O Galo precisa da primeira vitória no campeonato.

Agora é a hora do Galo e do Gallo fazerem seu futuro. Trabalhando a cada dia. E muito. E sempre. Porque é preciso e porque não há outra opção. Aproveitando cada minuto. Aproveitando o tempo presente. Como disse Schopenhauer (filósofo alemão): “Só o presente é verdadeiro e real; ele é o tempo realmente preenchido e é nele que repousa exclusivamente a nossa existência”. Então, agora o time não deve ficar pensando mais no jogo passado, nem no que ocorreu antes. Tem que trabalhar e muito se concentrando no próximo jogo.

P.S.: Abraços a todos que estiveram comigo no jogo da Arena. Gutto, Renata, Dona Lenir, pessoal da Galotiba e todos os atleticanos que cantaram e gritaram muito no meio-estádio.






















(Foto tirada antes do jogo, num bar, com a torcida Mancha Verde, do Palmeiras).

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Atlético empata na Arena

Da Assessoria de Imprensa


Em partida bastante disputada, o Atlético empatou por 1 a 1 com o Atlético-PR, neste domingo (25), na Arena da Baixada, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do Galo foi marcado por Eduardo e Marcelo Ramos empatou para o time paranaense. Aos 44 minutos da etapa final, Coelho sofreu pênalti não assinalado pelo árbitro pernambucano Emerson Luiz Sobral.

Com a igualdade na capital paranaense, o Galo chegou a três pontos e ocupa a 15ª colocação na tabela. No próximo domingo (1), o adversário será a Portuguesa, no Mineirão.

O jogo

O Atlético-PR começou ameaçando em cruzamentos pela direita, cortados pela defesa atleticana. Aos sete minutos, Piauí arriscou de fora da área e Juninho fez boa defesa no canto direito. O Galo respondeu na cobrança de falta de Petkovic pela esquerda e o cruzamento foi interceptado pela defesa paranaense. Em nova cobrança de falta de Pet, desta vez pela direita, o goleiro Vinícius saiu bem do gol para afastar o perigo.

Aos 15 minutos, Márcio Araújo tabelou com Almir pela direita e acabou cruzando com força excessiva. A partida seguiu bastante truncada, com o Atlético-PR ameaçando em seguidos cruzamentos de ambos os lados. Aos 33, o Galo finalizou pela primeira vez. No lance, Calisto deu ótimo passe para Eduardo concluir por cima do gol.

Até os 35 minutos, foram três finalizações do time paranaense contra apenas uma do Galo. O Atlético-PR voltou a levar perigo na cobrança de falta de Netinho, defendida por Juninho. O Alvinegro teve uma última chance também em cobrança de falta de Coelho, por cima do gol.

Atlético-PR 0 x 0 Atlético

Segundo Tempo


O Atlético retornou do intervalo com o atacante Marques no lugar do zagueiro Marcos. Com a mudança, Petkovic passou a ser o capitão da equipe.

Aos dez minutos, em cobrança de falta rápida pela direita, Pet levantou na área e Eduardo cabeceou para fazer Galo 1 x 0. Depois do gol, Márcio Araújo se contundiu e deixou o campo para a entrada de Rafael Miranda.

A alegria atleticana durou apenas até os 16 minutos, quando Marcelo Ramos aproveitou cruzamento pela direita e cabeceou para empatar a partida. O time alvinegro tentou retomar a vantagem no cruzamento de Almir pela direita, completado para fora por Eduardo.

Aos 24 minutos, Marques ganhou a jogada pela esquerda e quase conseguiu encontrar Petkovic na área, mas a defesa rubro-negra conseguiu fazer o corte. Em seguida, Juninho fez grande defesa no canto direito na finalização de fora da área de Alan Bahia.

Aos 30 minutos, Eduardo levantou muito a perna em uma disputa de bola com Chico e foi expulso. Se aproveitando da superioridade numérica, o Atlético-PR levou grande perigo em vários cruzamentos e a defesa atleticana conseguiu se impor.

Aos 43 minutos, Almir foi substituído pelo jovem meia-atacante Yuri, que fez sua estréia pela equipe profissional. Na última oportunidade do Galo, Coelho invadiu a área e sofreu falta clara, mas o árbitro não assinalou o pênalti, decretando o empate.


Atlético/PR 1 x 1 Atlético


Motivo: 3º rodada do Campeonato Brasileiro 2008

Data: 25/05/2008

Local: Estádio Arena da Baixada

Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE) Auxiliares: Luciano José Coelho Cruz (PE) e Fernando Lopes (PE)

Público: 14.731 - Renda: R$ 119.289,00

Gols: Eduardo(55),Marcelo Ramos(61).

Cartões Amarelos: Renan (Atlético), Almir (Atlético), Calisto (Atlético), Petkovic (Atlético), Eduardo (Atlético), Alex Fraga (Atlético/PR), Netinho (Atlético/PR), Choco (Atlético/PR).

Cartões Vermelhos: Não houve.

Atlético/PR: Vinícius, Danilo, Chico (Irênio), Alex Fraga, Nei, Alan Bahia, Valencia, Netinho, Piauí (Wallyson), Marcelo Ramos, Rogerinho (Choco).
Técnico: Roberto Fernandes

Atlético: Juninho, Marcos (Marques), Leandro Almeida, Vinícius, Coelho, Márcio Araújo (Rafael Miranda), Renan , Almir (Yuri), Calisto, Petkovic, Eduardo.
Técnico: Alexandre Tadeu Gallo


Fonte: www.atletico.com.br

Comentário do Blog: Poderia ter sido melhor, mas o empate não foi um mal resultado, ainda mais após a expulsão do Eduardo. Uma estréia razoável pro Gallo e pro Calisto. Agora é começar a pontuar direito em casa. E o time já está invicto há 13 jogos no Brasileirão.