quarta-feira, 14 de maio de 2008









Galo x Botafogo, Copa do Brasil.

Minha vontade já há algum tempo é postar uma receita de bolo. Ou uma receita de pão, sei lá. Algo que não tenha nada a ver com o futebol. Como faziam na época da ditadura. Não que eu me sinta cerceado de meu direito de falar o que bem entender. Não. O Ziza ainda não pediu ao Ministério Público para acabarem com esse blog e a PM ainda não veio fardada (porém sem seu identificador) ameaçando descer o cacete em quem falar mal do presidente. Pelo menos não ainda...

Mas, convenhamos. Ter que falar desse time do Galo ta dureza. O jogo contra o Fluminense foi muito fraco. Os dois times eram ruins demais. Fora o lance em que o boliviano poderia ter devolvido pro Pet ou ter finalizado com mais competência e uma bola na trave do time do Fluminense, o resto da partida foi sofrível. A diferença é que o time do Fluminense não foi a Belo Horizonte pra vencer e sim pra segurar um empate e poupar jogadores. Já o Galo tinha a obrigação de começar bem, pois jogava em casa e com o time principal, exceto pelo Danilo, que vem mal.

Desnecessário ficar dizendo porque o time está mal. Um time que não treina, que está colocando a língua pra fora com 15 minutos do segundo tempo, que erra finalizações que deixariam envergonhados alguns times de pelada... A única pessoa que está satisfeita, certamente, é o presidente. Afinal, pra ele, tudo isso é normal. Perder de 5 pro Cruzeiro, não fazer gols há vários jogos, não ter enfrentado de forma convincente nenhum dos adversários de Série A, perder partidas ridículas no Campeonato Mineiro. Tudo normal. Provavelmente o time vai acabar encontrando seu caminho. Deve estar evoluindo seu futebol. Só o torcedor que não sabe de nada. Mas o presidente deve estar vendo um ano brilhante pela frente. Pobre torcedor. Não entende de futebol. Assim como eu.

Mas minto. Outra pessoa só pode estar feliz. O Geninho. Afinal, ganhar centenas de milhares de reais de um clube de futebol e ainda ter estabilidade, fazendo o que for (ou não fazendo nada), não é pra qualquer um. Ah! se eu tivesse um emprego assim... Também devem estar felizes todos os torcedores de times rivais. Afinal, ver um time grande fazendo esse papelão é sempre divertido. Quando é o time dos outros.

Nesta quarta-feira (hoje) o Galo enfrenta o Botafogo pela Copa do Brasil, no Rio de Janeiro. O vencedor enfrenta o Corinthians, já na semifinal. O Galo tem a vantagem de se classificar com qualquer empate com gols. Se o time estivesse rendendo o mínimo esperado, apostaria minhas fichas que voltaríamos com a classificação. Com esse futebol apresentado, apenas torço. Apostar com “par de oito” não é muito do meu feitio. Nem pra blefar serve. Mas há que se dizer que o Botafogo não é lá essas coisas. Um time melhor treinado e só. Mesmo com esse time do Galo jogando uma bola quadrada desde o ano passado, o Galo pode se classificar. É esperar pelo jogo. Mas meu dinheiro fica guardado comigo.

Por fim, aconselho a todos os atleticanos a fazerem suas rezas, orações, mandingas e o que mais puderem. Afinal, dizem que se o Geninho cair, o primeiro nome pra assumir o cargo na cabeça do presidente é, pasmem!, PC Gusmão. Haja paciência! PC foi o técnico do Fluminense no ano passado que foi demitido durante a Copa do Brasil por não conseguir fazer o time render. Após sua saída, o Fluminense venceu a competição e ficou entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Foi contratado pelo Náutico. Perdeu o campeonato pernambucano e ficou 6 partidas sem vencer durante o Brasileiro de 2007. Foi demitido após o vexame diante do Sport. 4x1! O Náutico, então na zona de rebaixamento, contratou o jovem e competente Roberto Fernandes e conseguiu permanecer na Série A. Já PC, acabou treinando o Itumbiara no começo deste ano, sagrando-se campeão goiano (campeonato fortíssimo, na minha humilde opinião). Só me lembro das palavras de Sófocles, dramaturgo grego: “A ignorância é um mal invencível”!

Será que alguém ainda se lembra que o Galo completou 100 anos em março de 2008?