terça-feira, 26 de fevereiro de 2008






Mais uma Copa do Brasil...

Amanhã começa pro Galo mais uma Copa do Brasil. E essa não parece ser nada diferente das tantas outras que já disputou. Um primeiro jogo contra uma equipe com uma folha de pagamento menor que o salário de alguns jogadores do próprio Atlético, mas com um time desacreditado. Desacreditado porque a diretoria, como tantas outras, não pensou em investir numa equipe forte no primeiro semestre. Falando muito pra despistar, faz do primeiro semestre o “laboratório”. Aquela análise pra ver quais os jogadores que podem vestir a camisa e quais não podem. Os pontos fracos. A economia de alguns tostões furados.

Pra que? Oras, todo mundo já sabia que o Galo precisava de um lateral direito e que o Cláudio e o Nêgo não dariam conta. Precisava de algumas rodadas pra perceber isso? Lá se foram os dois primeiros meses do ano em que o Atlético completa seu centenário perdidos pra perceber o que qualquer torcedor de radinho já sabia. Quantos meses demorará pra perceber que Gérson é fraco? Que o Geninho não dará padrão de jogo ao time, já que nunca montou uma equipe campeã? Que somente Souza como "meia clássico" é muito pouco, Souza que é “chegado” a uma visitinha ao departamento médico? Precisa de laboratório pra constatar o óbvio?

Se o time do centenário era esse, se o time seria um time mediano e sem criatividade, que perde uma peça importante como Éder Luis, que não traz nada de novo, que não tem comando, pra que fazer tanto alarde na preparação da equipe? Falar em pré-temporada foi um absurdo, já que o time não pegaria entrosamento mesmo. Com jogadores indo e vindo, que conjunto foi formado em Uberlândia? Por que então não aceitar os amistosos no Irã e pegar uns petrodólares? Afinal, a diretoria não pensa em montar um time e sim em montar um balcão de negócios. Vende-se. Aluga-se. Compra-se. Fazemos fiado, como sempre.

Amanhã começa pro Galo mais uma Copa do Brasil. Igual a todas as outras. Com um time que só será campeão na sorte. Sorte que, como já disse outra vez, nunca jogou do lado alvinegro. A estréia é contra o Palmas. É quase impossível imaginar o Atlético perdendo esse jogo. Aliás, quase impossível pensar que o Galo não traga a classificação pra segunda fase, com uma vitória por dois ou mais gols. É como imaginar o Galo perdendo pro Social dentro do Mineirão. Seria a chance do Galo aplicar uma goleada de 98%?

Boa sorte a todos nós. Como esse parece ser o pensamento de Ziza Valadares, contemos com a sorte. Mas é bom que alguém conte ao presidente do maior de Minas que – como dizia Terêncio (dramaturgo e poeta romano) - Fortis fortuna adiuvat. Ou, em bom português, “a sorte favorece os bravos”. E bravura significa coragem, valentia e intrepidez. Bem diferente de se acovardar, se apequenar. Bem diferente da cautela extrema demonstrada.

Amanhã começa pro Galo mais uma Copa do Brasil. Que esse time não envergonhe os cem anos de tradição da instituição Clube Atlético Mineiro e consiga ser o azarão que não creio que seja. Que venha o Palmas. E que, começando por “Palmas”, terminemos também a competição com elas...

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem escrito... Precisamos de atleticanos como o Rafael Castelo... Gostaria de aproveitar a oportunidade para convocar toda a "massa" atleticana para iniciarmos uma campanha de apoio ao Clube Atletico Mineiro que está sendo comandado por uma "corja de incompetentes e aproveitadores"... devemos manifestar, escrever, gritar para que tudo isso comece a incomodar a Diretoria, dando-lhes uma lição do que é o verdadeiro amor pelo Atlético. Não dá pra entender como o Galo recusa uma proposta de venda do Eder Luis para o Lokomotiv/Moscou e também do Palmeiras para "emprestar" um jogador como o Eder Luis ao São Paulo. O Atlético não tem plantel suficiente sequer para ganhar o Campeonato Mineiro, que é o mínimo que a torcida espera esse ano, já que é o centenário do nosso glorioso... e ainda, empresta um de seus melhores jogadores ao São Paulo, uma das maiores potências do futebol nacional que, neste ano, já havia recusado a vinda do Jadílson e tambem do Diego Tardeli... Outro dia, ouvi uma entrevista com o Ziza em que ele falou que o Atlético precisava de dinheiro para pagar dívidas, pois iniciou o ano em déficit...Cá prá nós...política de redução de custos, pagamento de dívidas no ano do centário? Quando conseguimos fechar o maior patrocínio da história do Futebol mineiro? Quando tínhamos investidores dispostos a ajudar na contratação do Gallardo... Esta "corja" está transformando nosso glorioso Clube Atlético Mineiro em um time pequeno, de pouca expressão nacional...o Atlético que já foi uma das maiores potências do futebol mundial está nas mãos de aproveitadores que só querem utilizar do futebol para encherem seus próprios bolsos, sem pensar naquilo que é o mais importante...vencer, vencer, vencer! Convoco, aqui, neste veículo de comunicação todos os atleticanos para iniciarmos uma campanha para demonstrar nossa indignação com a Diretoria do Galo a fim de que possamos salvar e ajudar o nosso glorioso sair vitorioso neste ano do centenário! Sinto saudades da torcida do galo, indo até a sede, gritando, fazendo alvoroço, exigindo o mínimo de respeito que todo torcedor atleticano merece... está na hora de mostrarmos para o Brasil inteiro o que é a torcida do Galo! Vai pra cima deles Galô! Saudações Alvinegras...

João Carvalho disse...

Excelente texto, passa o sentimento geral da nação atleticana. Porém não são todos que conseguem expressá-lo de uma forma culta e correta.
Parabéns.