terça-feira, 26 de fevereiro de 2008



Coluna de volta depois de um pequeno período de intervalo forçado por falta de internet... Vamos aos comentários.

Ontem foi a decisão da Taça Guanabara. Apesar do charme que o campeonato continua tendo, foi de muito baixo nível esse ano. Aumentar o número de times mostrou o amadorismo de quem organiza o campeonato, só aumentou os gastos e não melhorou em nada. Pela primeira vez em muitos anos os 4 grandes passaram para segunda fase. Com o Maracanã lotado Flamengo e Botafogo fizeram uma decisão emocionante, em que prevaleceu a equipe com melhores componentes e não o melhor conjunto. Taticamente o Botafogo é superior a qualquer outro time do Rio, o treinador Cuca tirou “leite de pedra” mas não deu. Faltou experiência ao Botafogo, faltou sobretudo uma estrela. Lúcio Flávio provou que não é craque, foi expulso justamente e por infantilidade, praticamente acabou com o esquema tático do Botafogo. O ataque da Estrela Solitária não teve a frieza necessária nas decisões pra empatar o jogo perdendo duas chances claríssimas de gol no último minuto de acréscimo (há coisas que só acontecem com o Botafogo). Se o Botafogo tivesse um, apenas um, grande jogador pra chamar a responsabilidade pra si o time não ficaria tão nervoso, não tomaria tantos contra-ataques e provavelmente não perderia o jogo da maneira que perdeu. O Flamengo não fez nada demais, apenas aproveitou o nervosismo do Botafogo e usou mais uma vez seus laterais para sepultar o sonho do alvinegro carioca.
O pior ficou pra depois que a partida já havia sido encerrada. A “choradeira” totalmente exagerada do Botafogo, com direito a presidente renunciando. Vá lá que eu também não goste do Flamengo e todos nós sabemos que pelo sim e pelo o não a decisão é sempre favorável a urubuzada, mas precisava tirar a camisa do Fábio Luciano dentro da área? Precisava o Lúcio Flávio dar um carrinho por trás lá no ataque? Faltou malícia ao Botafogo. Mas o pior mesmo foi escutar o pentacampeão Kleberson comparar o honroso e desejado título de campeão da Guanabara com a conquista do Campeonato do Mundo pela seleção brasileira. Segundo Kleberson ele sentiu a mesma emoção. Menos Kleberson, menos, bem menos, quase nada.
Em São Paulo anda tudo nas mesmas. O São Paulo não deslancha só empata e só faz gol de bola parada com o Jorge Wagner cruzando. Éder Luis, que está prestigiado com a imprensa paulista, pode ser a solução pra falta de objetividade do São Paulo. O Palmeiras está mais irregular que a situação do Sandro Hiroshi “naquele” Brasileirão, mas o Luxemburgo dá um jeito no time até o final do campeonato. O Corinthians empata 4 ganha 1 e o Neto acredita que o Corinthians vai ser o novo campeão do mundo. E infelizmente o Santos ganhou. Não foi dessa vez que o Leão rodou, mas ele não dura muito com esse time do Santos. Kleber Pereira não é deus.

O próximo adversário do Galo, o Palmas. O que dizer sobre o Palmas? As notícias que tenho é que o atacante Jocion pode aparecer no time titular no lugar do meia Lucca, o que a princípio pode mostrar a ousadia do treinador escalando mais um atacante. O time é fraco, principalmente na defesa. É um time tão desconhecido quanto o futebol praticado no estado do Tocantins. O que se sabe é que a Torcida Comando Tricolor está preparando uma grande festa e a partida é encarada com muita seriedade pelo time da Arara. Eu sinceramente espero uma vitória confortável, mas não me espantaria se houvesse segundo jogo diante de tanta motivação.

Nenhum comentário: