segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008






Elenco 2008. Fechado?

Após venderem um sonho não poderiam (ou não tiveram competência para) entregar aos atleticanos, sobrou a realidade. Resta-nos analisar friamente o plantel que terá o Galo pra esse ano de quatro competições.

Ao que tudo indica, espera-se confirmar nos próximos dias duas contratações. Souza (ex-América de Natal) e Coelho. Os dois já estiveram no Galo. A torcida se lembra bem do Coelho, mas nem todos se lembram do Souza.

Souza já foi bom jogador. Nunca foi um grande jogador. Nunca foi destaque quando jogou nos grandes centros. Mas sempre foi um jogador razoável, que não comprometia, que ajudava o time. Tem bom toque de bola e visão de jogo, características que o fizeram se destacar no time potiguar e se tornar um ídolo. E características que faltavam ao elenco do alvinegro. A questão é: Souza, saído de uma cirurgia que o fez anunciar sua aposentadoria, estará em condições físicas pra jogar no Galo neste ano tão movimentado e que tem gerado tanta espectativa e esperança na torcida?

Bom, se o Rodrigo Lasmar aprovar a condição física dele, ele poderá somar muito ao time. Isso porque o time não tem ninguém com as características dele. Pelo menos ninguém que o Geninho tenha a intenção de usar. Mas seria melhor se o Atlético continuasse sua busca por um grande “camisa 10”, usando a contratação de Souza apenas pra aliviar um pouco a pressão sobre seus comandantes. Pelo menos se não quiser frustrar sua torcida que espera um ano com um time disputando os primeiros lugares e não um time comum, com poucas ambições e deixando que “o acaso o proteja”. Como se viu nos pênaltis perdidos no ano passado (e já neste ano) e em tantas outras situações deste clube centenário (erros de arbitragens, árbitros mal-intencionados, dilúvios, falhas individuais incríveis, contusões em fases decisivas...), o acaso não costuma ter muito afeto pelo maior de Minas. Então, melhor o clube tratar de corrigir seus erros e melhorar suas peças pra que conte o menos possível com a sorte. Contratar jogadores pra lateral-direita e pro meio-de-campo – com ênfase na criação de jogadas – já foi um grande começo. Mas não se acomode, Galo. Não se acomode! Pense grande! Como diria Alexandre Pope: "Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino."


Nenhum comentário: